domingo, 13 de junho de 2010

Ser feliz na terceira idade

Aumento da expectativa e da qualidade de vida idoso ativo, saudável e feliz.


Da reportagem

Graziely Moessa


A

relação entre saúde, envelhecimento, interação social, exercícios físicos, vida ativa, capacidade funcional e qualidade de vida e os segredos de um envelhecimento saudável são objetivos de diversas pesquisas. Com aumento da expectativa e da qualidade de vida a terceira idade pode ser considerada como ativa, saudável e feliz.

Estudos apontam que grupos de convivência ajudam ao idoso na inserção social e melhora a qualidade de vida. Em Barra do Garças e no Pontal do Araguaia, grupos de convivência auxiliam a capacidade dos idosos em realizar as atividades da vida cotidiana de forma independente. O que envolve atividades de deslocamento, auto-cuidado, participação de atividades físicas, lazer e recreativas e interação social.

A velhice já foi entendida por muitos como sendo um período de decadência física e mental, dependência e improdutividade. O coordenador do curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Carlos Alexandre diz que o processo de envelhecimento prejudica a locomoção, a capacidade funcional, a autonomia, faz com que a pessoa idosa necessite de mais cuidados e atenção, e em muitos casos os idosos ficam sozinhos, isolados. “Com o enfraquecimento dos ossos, e a perda da massa muscular, você tem a perda de equilíbrio, força, agilidade e flexibilidade com a atividade física todas essas perdas são retardadas, diminuídas” afirma.

Raimundo Ernesto Pereira, 73, militar aposentado, a mais de 10 anos faz musculação em academias e nos finais de semana faz caminhada. Realiza anualmente checapes médicos, os médicos sempre o aconselham para continuar e não parar com seus exercícios físicos. “Os exercícios físicos representa praticamente tudo, faço com prazer e para conservar a saúde, depois que eu aposentei continuei a fazer academia e faço até hoje, e então isso virou para mim uma paixão, eu sinto falta quando não venho”, disse.

De acordo com Rodrigo Mendes Elias, 38, professor de educação física e instrutor de academia, “os benefícios dos exercícios físicos na melhor idade, é muito importante, desde o fortalecimento dos músculos, evitarem osteoporose, por exemplo, e uma série de fatores, além do convívio social que trás benefícios a sua saúde”. Elias orienta que os exercícios musculares devem ser adaptados para a terceira idade. Com a musculação a pessoa ganha resistência, força muscular com isso ela evita quedas, tem uma vida mais ativa, mais saudável e uma vida melhor. Além dos exercícios físicos o idoso deve cuidar da alimentação, fazer uma alimentação mais saudável.


Centros de convivência melhoram a qualidade de vida de idosos.

Segundo estudos realizados pela Universidade Federal de Goiás – UFG, a sociedade dever criar mecanismos que contribuam para melhoria da qualidade de vida dos idosos por meio de atividades físicas apropriadas para sua condição, alimentação saudável, espaço para lazer, bom relacionamento social e liberdade de expressão e criação. Segundo o geriatra e gerontologista Wendell Sanchez Lacerda “os grupos de convivência para os idosos propiciam a prevenção de doenças cerebrovasculares e diminuição de casos de depressão e institucionalização do idoso”, orienta.

Em Barra do Garças, o centro de atendimento a família, criou o projeto “Feliz Idade” onde os idosos realizam diversas atividades físicas, recreativas e lazer isso direcionado para um grupo de aproximadamente 370 idosos cadastrados. Durante todos os dias da semana, o idoso pode participar de palestras sócio-educativas realizadas quinzenalmente, na terça-feira atividades físicas com aparelhos de ginástica, jogos recreativos como baralho, dama, aula de dança e coral. Na quarta e sexta-feira aula de hidroginástica no Parque das Águas Quentes. E na quinta-feira natação no mesmo local e o forró para terceira idade realizado no salão da própria instituição. Antes de iniciar as atividades físicas os idosos passam por um médico que avalia, orienta e encaminha para as atividades. A educadora social do Centro de Referência Assistência Social - CREAS e coordenadora do projeto, Simone Borges da Silva “o projeto tem uma importância muito grande, é um momento que eles vêm para se interagir, momento que eles vêm para namorar, conversar, eles vem em busca de atenção e dá atenção também, a gente percebe a disposição que eles têm em participar”, disse.


Hidroginástica ajuda a saúde de idosos.

A hidroginástica mexe com o corpo todo, trabalha tanto a parte cardiorrespiratória, como a parte localizada de membros superiores e membros inferiores, movimentos coordenados para braços, pernas e troncos, e para fortalecimento da musculatura. Cláudia Monteiro Silva, 38 anos, professora de educação física formada pela Escola de Educação Física do Estado de Goiás – ESEFEGO orienta os idosos nas aulas de hidroginástica no Parque das Águas Quentes. Ela fala da importância e os benefícios do exercício na vida dos idosos como realizar atividades da vida diária como caminhar, passear, fazer os trabalhos de casa. A professora relata os principais resultados apresentados nas aulas “controle da hipertensão, porque a maioria são hipertensos, outro é da qualidade de vida, andar, melhora as dores no joelho, a musculação do quadril, nos braços também há muitas reclamações sobre isso, fortalece a musculatura, então eles tem uma vida mais saudável”. Na sexta-feira uma enfermeira da Unidade de Saúde da Família – USF do bairro Anchieta faz a merificação da pressão de todos os idosos.

A aposentada Ana Francisca de Golveia, 73, aluna de hidroginástica a mais de um ano, “para mim foi muito maravilhoso, eu estava com problema na perna que não estava dando, que não sarava, aqui sarou, mudou muitas coisas, vivia no médico direto, melhorou bastante na saúde, eu sinto muita canseira, mas agora eu sinto ‘mais pouco’, eu ia subir uma ladeira e não dava conta, eu tinha que parar, parando aqui, parando ali. Venho sempre, quando tem eu não gosto de perder”, disse.


Grupo de convivência do Pontal do Araguaia ajuda na socialização.

A cidade do Pontal do Araguaia de acordo com o Centro de Referência Assistência Social – CRAS possui uma população idosa aproximadamente de 160 pessoas, 60 delas participam do grupo da terceira idade “Voz da Experiência”. A psicóloga do Centro, Kaise Vitorino Bertucci Hassem, diz que o idoso passa suas experiências para o grupo, eles compartilham, geralmente, os mesmos problemas, as mesmas dificuldades, as mesmas alegrias, então isso ajuda na socialização deles. O objetivo do grupo é socializar, melhorar as expectativas e qualidade de vida. “A gente vê a satisfação deles de convivência com outros idosos, se não tivesse esse grupo aqui não teria essa relação que eles têm de companheirismo, de amizade. Têm muitos idosos que são viúvos que moram sozinhos eles se queixam da solidão, quando eles vêm para o grupo é uma maneira de socializar e diminuir essa questão da solidão”. O projeto realiza além das atividades de cultura, lazer, atividades físicas, eles fazem passeios por diversos lugares como na praia da Arara, na cachoeira Crystal, na Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB.


Dança agita a vida de idosos.

Fernando Delmondes, dono de casa de dança realiza o Baillão da Terceira Idade que acontece todos os domingos das 14h00 até as 22h00. Funciona com ritmo mais antigo, bailão pé-de-serra, ritmo que as pessoas da terceira idade gostam muito. Segundo o empresário o evento tem em média um público em torno de 400 a 500 pessoas, sendo que até as 18h00 o evento é frequentado somente por pessoas da terceira idade, a partir desse horário há a maior participação de pessoas de diversas idades. “O pessoal fica muito alegre participando daqui, a gente vê nos semblantes deles que fica todo mundo muito feliz. Quando eu comecei mais ou menos uns cinco anos atrás eu também me sentia muito emocionado vendo a alegria deles. Agora a gente acostuma, mas no início eu ficava muito emocionado quando via todo mundo feliz”.

O aposentado Filogônio Fernandes Carrijo, mais conhecido como “Seu Filô” tem 96 anos. Natural de Mineiros – GO há mais de 26 anos mora em Barra do Garças, viúvo têm 10 filhos e 28 netos. Participa dos bailes de forró na quinta-feira no Centro Serviço Único - CSU e todos os domingos do bailão da terceira idade em uma casa de dança na cidade de Barra do Garças das 14h00 até 19h00. Ele tinha problemas nas pernas então os médicos mandaram fazer a “terapia das pernas”, dançar. “Gosto muito de dançar é muito bom para minha saúde. Gosta de ir, encontrar outras pessoas”. Segundo ele todas as mulheres querem dança com ele. Todos gostam de “Seu Filô” o admiram por sua vitalidade, disposição e alegria.


Tai-chi-chuan auxilia a mente e o corpo.

Tai-chi-chuan é uma ginástica chinesa feita de maneira lenta que trabalha com a mente e com o físico ajudando uma melhor movimentação do corpo e da concentração. Teresa Pereira de Sousa, 68, juntamente com o marido são os instrutores voluntários do projeto realizado a mais de 12 anos. Ela conta que por ser praticado com movimentos lentos e leves é muito bom para os idosos. “Ajuda no equilíbrio, muitas pessoas tinha labirintite e sararam, problemas de coluna, depressão, também melhorou”.

2 comentários:

  1. Ótima matéria, muito bem escrita e realmente acho q a qualidade de vida dos idosos melhoraram também por interesse deles em melhorar.

    ResponderExcluir
  2. Grazi gostei muito da matéria. Suas fontes estão excelentes. Faltou as lindas fotos que você tirou.

    Parabéns amiga!

    :D

    ResponderExcluir