quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Número de acidentes assusta barragarcenses

Por: Graziely Moessa, Larissa Lara, Maxmyllyanne Morais
Acadêmicas de Comunicação Social – Jornalismo UFMT da Reportagem



O trânsito de Barra do Garças está à beira de um caos, mas isso não é novidade. Fatores como intenso fluxo de veículos, sinalização insuficiente e em má conservação, mobilidade entre as cidades de Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Pontal do Araguaia (MT) e, principalmente, a imprudência e a negligência dos condutores refletem essa realidade. A população é vítima de um vilão chamado trânsito.
A cidade cresceu e se desenvolveu em torno da Br 070, um importante elo para o escoamento da produção agropecuária da região, com um movimento em torno de 500 a 600 carretas por dia sobrecarregando o tráfego da cidade.

Passadas as campanhas da semana de trânsito que ocorreu de 18 a 25 de setembro, o assunto ainda repercute. Isto porque o trânsito segundo Sistema de Estatística e Ocorrência Policial (SEOP), este ano fez oito vítimas fatais e continua fazendo. De acordo com o Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), do Pronto Socorro Municipal, o número de vítimas de carro, moto e atropelamentos registrados em 2008 foi de 1.384. Nos dez primeiros meses deste ano, ocorreram 1.243 vítimas. São quase 124 acidentes por mês. O mês de setembro de 2009 registrou 149 acidentes de moto, ultrapassando os dois últimos anos.

A frota de motocicletas cadastradas na cidade é superior a 12 mil, sendo 50% maior que os automóveis (um pouco mais de 6 mil veículos cadastrados). Sete por cento das motos já sofreram algum tipo de acidente, o que pode até parecer um índice insignificante, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número só é aceitável para uma frota superior a 50 mil motos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a faixa etária dos envolvidos em acidentes está entre 18 a 33 anos. Durante a semana, os períodos críticos são os horários de pico, entre 7h e 10h45 da manhã, e de 17h a 18h30. E nos finais de semana, outro horário crítico é durante a madrugada a partir das 3h. Os meses de maio a julho, além de dezembro e janeiro, também contribuem para o aumento dos índices.

É fácil entrar para as estatísticas
No dia 20 de outubro, Willian da Silva Duarte, 26 anos, entrou para as estatísticas de vítimas no trânsito. Willian estava pilotando uma motocicleta e após deixar um amigo em casa, chegando a um cruzamento próximo ao estádio Zeca Costa, colidiu com um automóvel. Ambos estavam em alta velocidade e não conseguiram frear. Ele afirmou que no local não existe sinalização. O rapaz sofreu fratura exposta no braço esquerdo. “Aprendi que devo andar com mais cuidado e parar sempre nos cruzamentos”, disse.
Recentemente, Cíntia Rodrigues Silva, 21 anos, estudante de Ciências Biológicas do Campus de Pontal do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, perdeu a vida pilotando sua moto. Ela voltava da aula pela Avenida Universitária (MT-100), quando chocou-se frontalmente com um caminhão. A jovem chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos, ela teve politraumatismo e faleceu uma hora depois no Pronto Socorro de Barra do Garças.

Obra do anel viário
Segundo João Liandro, chefe do 3° Ciretran, somente a construção do anel viário desafogaria o trânsito local; porém, o que está impedindo o início das obras é autorização do IBAMA que alega que a obra causará grande impacto ambiental.
Na sexta-feira (13/11), ocorreu a audiência pública, no anfiteatro Fernando Peres de Farias, para debater a questão do anel viário. Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o vice-governador Silval Barbosa, José Riva presidente da Assembléia Legislativa, Rui Egual superintendente regional do DNIT, Ramiro Martins Costa engenheiro do IBAMA, deputados, vereadores e prefeitos das cidades da região.
As autoridades esclareceram pontos que estão impedindo a construção da obra. Rui Egual utilizou uma comparação para explicar como as obras de engenharia funcionam, “é como cozinhar, você precisa escolher os alimentos e depois prepará-los, de repente surgem convidados inesperados, você fica ansioso para que a comida fique pronta, mas quando menos espera a comida está pronta”. O vereador Odorico Ferreira, (Kiko) ironizou o relato de Rui, cobrou esclarecimento sobre o projeto da obra e respectivos prazos do projeto. O superintendente respondeu que o projeto está pronto, as obras deverão começar no próximo ano e terá conclusão até o final do mandato do atual prefeito.
Segundo Ramiro Martins, o projeto do anel viário foi entregue ao IBAMA em agosto deste ano, ainda é preciso algumas etapas para a concretização da obra, desde análise do impacto ambiental até audiência pública.

Ações de conscientização da população
A escola Maria de Lourdes Hora Morais (Xané) na semana nacional do trânsito (18 a 25 de setembro) realizou uma peça teatral com o propósito de conscientizar os cidadãos locais. O diretor Emílio Figueiredo reforçou que “a educação conscientiza os jovens e faz com que eles reflitam sobre suas atitudes no trânsito, nós também nos envolvemos em acidentes por excesso de confiança, o excesso faz com que as pessoas abusem da velocidade”.
O capitão Fernandes, do Corpo de Bombeiros, afirmou que “as autoridades devem estar comprometidas em indicar um estudo de engenharia, para que seja feita uma melhor adequação de nossas vias públicas, contribuindo assim para que os acidentes sejam minimizados. Juntamente com o convencimento da população, estas ações devem ser em conjunto, do poder público e dos cidadãos”.

6 comentários:

  1. Excelente matéria, informativa com muitos dados e comentários de pessoas envolvidas, gostei muito, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Um belo documentário contendo dados importantes mostrando que realmente foi um pesquisa bem feita e de forma cautelosa, várias entrevistas e algumas colocadas na integra. Muito bom, gostei mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Uma materia maravilhosa, com uma linguagem e concordancia perfeitas. A reportagem aborda um assunto de grande importancia na sociedade atual. Parabens para os aspirantes jornalistas, em especial para a minha grande amiga Larissa Lara Ferreira.
    Flavia L. Alves

    ResponderExcluir
  4. Olha...to de kara com a matéria...Vc´s arrazam...este é só o começo...Bjo grande ....

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mando bem GAlera.
    Espero q continuem assim,
    Desejo tudo d bom p vcs
    E um Abraço Larissa,
    Vcs tem um grande futuro pela frente...
    (SORVETÃO)

    ResponderExcluir